Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4371
Título: | REUTILIZAÇÃO DO PNEU NA ELABORAÇÃO DE REVESTIMENTOS ASFALTO-BORRACHA EM RODOVIAS |
Autores: | SILVA, KELWIN FERREIRA DA MARAIS, SANTIAGO FAHEL FERNANDES, prof (a): Marcos Túlio |
Palavras-chave: | Asfalto-Borracha, Pneus, Pavimentos |
Data: | 15-Dez-2017 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Pavimentação |
Resumo: | Realizar obras e manter o meio ambiente sem grandes impactos se torna cada vez mais importante nos dias atuais. A reutilização de resíduos da borracha de pneus em revestimentos asfálticos se mostra como uma das opções para se preservar o meio ambiente reaproveitando tais resíduos na elaboração de pavimentos rodoviários, aplicando o conceito de Sustentabilidade dentro da construção Civil visando a redução dos impactos ambientais gerados pelo pneu. Utilizando a aplicação de uma técnica onde é extraída a borracha do pneu e incorporada a uma mistura asfáltica, essa mistura asfáltica conhecida com Asfalto-Borracha ou Asfalto Ecológico, já vem sendo aplicada desde a década de 60, porém só veio ganhar força no final do século XX. O uso da borracha no ligante asfáltico apresenta vantagens como maior resistência, além de realizar uma destinação correta para pneus. O pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional, além de apresentar uma melhor qualidade no processo de manutenção. Seu processo de fabricação é dado pelo processo seco e o úmido. Embora seu custo de produção seja elevado diante ao custo de produção do asfalto convencional, o asfalto-borracha apresenta maior durabilidade por possuir em suas propriedades maior elasticidade. Com a intenção de preservar o meio ambiente e realizar as novas construções civis, a incorporação de pneus velhos no ligante asfáltico pode ser uma solução viável, tal que compromete atender à necessidade real de todos os usuários. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4371 |
Aparece nas colecções: | ENGENHARIAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL.docx | 2.66 MB | Microsoft Word XML | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.