Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4520
Título: Em que medida são efetivas as práticas decorrentes da criminalização das condutas dos crimes contra a dignidade sexual perante as mulheres?
Autores: Aguiar, Isabela Cristina Barbosa
Dutra, Deo Pimenta
Palavras-chave: Cultura do estupro;
Dignidade sexual;
Data: 2022
Editora: Resumo Expandido apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Leopoldina, como requisito parcial para aprovação na disciplina de TCC II, orientado pelo prof. Deo Pimenta Dutra
Resumo: O presente trabalho objetiva expor a falta de punibilidade frente aos casos de violência sexual contra as mulheres. Deste modo, inicia-se abordando os estereótipos de gênero sobre as vítimas, a efetividade da lei instaurada e a efetivação das garantias dos direitos Fundamentais, demonstrando a ineficácia da lei e como o machismo e patriarcado interferem na construção da imagem da vítima. Neste sentido, será realizada uma análise sob o olhar da cultura do estupro, visando demonstrar as questões sociais e culturais instituídas, bem como a importância da compreensão e da interpretação da norma e das garantias constitucionais, a compreensão da integridade pessoal, da dignidade sexual da vítima e a análise do sistema judiciário na consolidação à violência sexual contra mulheres. Ademais, a realidade da mulher enquanto vítima de estupro e a construção seletiva da vitimização que demonstram como o Poder Judiciário e a sociedade reproduzem estereótipos que perpetuam a violência de gênero.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4520
Aparece nas colecções:Direito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabela Cristina Barbosa Aguiar.pdf305.18 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.