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Título: LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO
Autores: OLIVEIRA, JULIANA KAREN SOARES DE
SILVA, CLÉRIA BROEDEL DA
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Linguagem oral
Data: 10-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à FaculdadesDoctumdeSerra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª. Ms.Maria, das Dôres Santos Silva.
Descrição: A aquisição da linguagem oral começa desde cedo. É uma aprendizagem relacionada ao convívio familiar, aos amigos e outras pessoas e acontece em diferentes espaços físicos, principalmente na educação infantil. Neste ambiente escolar, as crianças aprendem a se comunicar de forma mais clara e expressiva; desenvolvem a escuta e as habilidades de comunicação, em diferentes contextos, e ampliam gradativamente o seu repertório. Desta forma, este trabalho busca conhecer a organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos da escola de Educação Infantil e verificar a sua contribuição para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. O estudo realizado é de natureza qualitativa e tomamos como sujeitos da pesquisa uma turma da rede pública de ensino, do município de Serra. Os teóricos que usamos como base são Jobim e Souza (1994), Kishimoto (1999) e Oliveira (2008). Dentre os resultados obtidos, podemos perceber que os profissionais daescola se organizam e têm a intencionalidade de desenvolver a linguagem oral das crianças. Estimulam, motivam, desafiam e buscam ampliar o repertóriooral das crianças, por meio de projetos e, principalmente, de brincadeiras.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1334
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