Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1334
Título: | LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO |
Autores: | OLIVEIRA, JULIANA KAREN SOARES DE SILVA, CLÉRIA BROEDEL DA |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeiras Linguagem oral |
Data: | 10-Dez-2018 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à FaculdadesDoctumdeSerra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª. Ms.Maria, das Dôres Santos Silva. |
Descrição: | A aquisição da linguagem oral começa desde cedo. É uma aprendizagem relacionada ao convívio familiar, aos amigos e outras pessoas e acontece em diferentes espaços físicos, principalmente na educação infantil. Neste ambiente escolar, as crianças aprendem a se comunicar de forma mais clara e expressiva; desenvolvem a escuta e as habilidades de comunicação, em diferentes contextos, e ampliam gradativamente o seu repertório. Desta forma, este trabalho busca conhecer a organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos da escola de Educação Infantil e verificar a sua contribuição para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. O estudo realizado é de natureza qualitativa e tomamos como sujeitos da pesquisa uma turma da rede pública de ensino, do município de Serra. Os teóricos que usamos como base são Jobim e Souza (1994), Kishimoto (1999) e Oliveira (2008). Dentre os resultados obtidos, podemos perceber que os profissionais daescola se organizam e têm a intencionalidade de desenvolver a linguagem oral das crianças. Estimulam, motivam, desafiam e buscam ampliar o repertóriooral das crianças, por meio de projetos e, principalmente, de brincadeiras. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1334 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO.pdf | 516.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.