Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1337
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, KEILA SANTIAGO | - |
dc.contributor.author | REIS, REJANE MODESTO CHAGAS | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T23:30:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T23:30:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, curso de Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Msc. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1337 | - |
dc.description | Esse artigo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e como a criança do Ensino Fundamental de seis anos é atendida em suas especificidades, focando nos primeiros e segundos anos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em uma escola pública no município de Serra /ES, a coleta de dados foi através de uma entrevista semi- estruturada realizada com os professores, crianças, pais e por observações em sala de aula e das narrativas dos participantes. O que nos ajudou a compreender e verificar se isso realmente ocorre e quais as medidas estão sendo tomadas para garantir uma adaptação adequada as crianças que vem do CMEI. Este artigo teve como aporte para a fundamentação teórica, ARIES (1978), VYGOTSKY (2006), SAVIANI (2012). Conclui-se que existe um impacto no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, e que esse impacto realmente existe, porém durante os quatros primeiros meses, quando as crianças começam a se interagir e compreender que estão ingressadas em uma nova realidade de suas vidas e assim se sentem adaptadas para darem prosseguimento ao seu desenvolvimento escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.title | PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.PDF | 730 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.