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dc.contributor.authorNUNES, DAIANE CESAR PERPETUO-
dc.contributor.authorLOUREIRO, JARCYANE DOS SANTOS MERCIER-
dc.contributor.authorHOLZLE, RAFAELA REZENDE-
dc.date.accessioned2019-05-29T18:20:58Z-
dc.date.available2019-05-29T18:20:58Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Drª Karla Veruska Azevedopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1370-
dc.descriptionEste artigo buscou identificar o funcionamento da oferta educacional dentro do sistema prisional do Espírito Santo a partir do ponto de vista institucional, tendo em vista a impossibilidade de acesso aos profissionais da educação e apenados que participam do processo educativo nesse espaço. A fundamentação teórica traz informações acerca da legislação pertinente ao tema, das diretrizes que conduzem o funcionamento das salas de aula dentro dos presídios e em que contexto foram instituídas. Apresenta dados divulgados pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Ministério da Justiça que indicam o Brasil com a quarta população carcerária do mundo, e para conhecer a realidade do Espírito Santo a pesquisa buscou informações no Plano Estadual de Educação nas Prisões do Espírito Santo (2012) e da Sub Gerência de Educação nas Prisões do Estado. O estudo realizado nos levou à conclusão de que a educação prisional é importante para os apenados em seu processo de ressocialização, entretanto temos a consciência de que obtivemos o olhar institucional da temática em tela. Entendemos que a educação no cárcere, se considerada de forma adequada, tem a condição de mudar a vida de muitos internos que não têm nenhuma perspectiva de vida social.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
dc.subjectSistema Prisionalpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO PRISIONAL: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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