Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1384
Título: | DISTÚRBIO FUNCIONAL DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: A DISLEXIA EM FOCO |
Autores: | PEREIRA, GRACILENE LUIZ ROMANELI, MÔNICA SILVA BORLINI, OLDISSÉIA MAGTHA |
Palavras-chave: | Distúrbio Funcional Dislexia Alfabetização |
Data: | 10-Dez-2016 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. |
Descrição: | Este artigo, resultante de uma pesquisa de natureza qualitativa, foi realizado em uma escola pública da Região Metropolitana da Grande Vitória(ES). Objetivou compreender os distúrbios da aprendizagem a partir da percepção do profissional da educação, assim como as práticas pedagógicas desenvolvidas para a atuação com alunos que apresentam dislexia. Como instrumento de coleta de dados se utilizou da observação e da aplicação de questionários. Contou com a participação de três sujeitos de investigação: um professor regente, uma pedagoga e uma aluna diagnosticada com dislexia. O estudo, sustentado, por Lima (2002), Frank (2003) e Coelho (2011) apontam para a necessidade de formação, inicial e continuada dos profissionais da educação a respeito do tema. Reitera a importância do planejamento como elemento fundamental para a que as práticas pedagógicas sejam capazes de atender as necessidades de alunos com dislexia. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1384 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISTÚRBIO FUNCIONAL DA APRENDIZAGEM NA.pdf | 158.55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.