Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1386
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NASCIMENTO, ALINE PEREIRA COSTA DO | - |
dc.contributor.author | SANTOS, ANA PAULA RIBEIRO DOS | - |
dc.contributor.author | NEVES, NILIANE ALVES DE OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T19:46:03Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T19:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1386 | - |
dc.description | O presente trabalho, delineado a partir de estudos sobre as metodologias de ensino, concepção de aprendizagem e práticas pedagógicas em sala de aula, teve como objetivo compreender como a prática pedagógica implica no processo de ensino aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi por meio dos estágios vivenciados ao longo do curso de Pedagogia que observamos como a ação pedagógica dos professores implica no processo de construção do conhecimento das crianças e percebemos que as metodologias de ensino nem sempre estão compatíveis com o perfil de aluno. O estudo é de natureza qualitativa e tomamos como sujeito de pesquisa uma turma e uma professora da rede pública de ensino, do município de Vitória. Como instrumento de coleta de dados, utitilizamos a observação e a entrevista à professora regente. Este estudo bem como suas discussões embasam-se em conceitos elaborados por teóricos como Freire, Wheisz, Zabala, Luckessi e Giroux. Dentre os resultados obtidos destacamos que a avalição processual da própria prática é um dos quesitos que torna possível o alcance de objetivos positivos no processo de ensino aprendizagem das crianças. Esse tipo de avaliação permite à professora refletir sobre como está se dando a aprendizagem para cada criança, permitindo a flexibilizar a metodologia de ensino, caso seja necessário. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES.pdf | 995.01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.