Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1394
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, JULIANA VIEIRA-
dc.contributor.authorSCHULTZ, TANIA MARIA CHARILLE-
dc.date.accessioned2019-05-30T17:41:28Z-
dc.date.available2019-05-30T17:41:28Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula Correia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1394-
dc.descriptionO presente trabalho surgiu depois de uma participação no Projeto de Iniciação Científica-PIC, oferecido pela Faculdade Doctum de Ensino entre setembro de 2013 a julho de 2014. Por meio dele pudemos conhecer um pouco sobre a utilização da Tecnologia Assistiva com alunos com paralisia cerebral com severos comprometimentos motores e de fala. Como resultado do PIC elaboramos um artigo que foi publicado no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial realizado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, SP, em novembro de 2014. A partir dessas experiências, ficou a vontade de conhecermos mais acerca da TA. Por esse motivo optamos pela elaboração de um estudo bibliográfico. Para tal optamos por utilizar o banco de dados da UFSCAR nos períodos de 2009 a 2011, na busca de dissertações e teses que tratavam acerca da TA como inclusão de alunos com paralisia cerebral no contexto de escolas regulares de ensino. Foram selecionadas duas dissertações que se enquadravam em nossos objetivos de pesquisa. O presente trabalho também vem abordar recursos de alta e baixa tecnologia assistiva encontramos em sites e documentos especializados. Para fundamentação teórica do trabalho buscamos o aporte teórico de Galvão (2009), Mendes (2010) e Correia (2014), entre outros autores. Concluímos com o presente estudo que o uso da TA em contextos escolares ainda não é uma realidade plena e que os alunos com paralisia cerebral não usufruem como deveriam e poderiam das atividades oferecidas aos demais aos alunos da escola. Concluímos, também, que a formação inicial e continuada devem se constituir em investimentos urgentes para essa realidade se transforme.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
dc.titleA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO VIA DE ACESSO À INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO VIA DE ACESSO À.pdf915.84 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.