Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1409
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, ALINY DE-
dc.contributor.authorALVES, ELIZABETH FELBERK DAMASCENO-
dc.contributor.authorSILVA, MONIKE LIMA-
dc.date.accessioned2019-05-30T21:29:31Z-
dc.date.available2019-05-30T21:29:31Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª, Drª Ana Cristina Machado de Oliveira.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1409-
dc.descriptionAs pessoas com necessidades educacionais especiais adquiriram por lei o direito de frequentar uma instituição escolar com ensino adequado e recursos necessários para que o aprendizado aconteça de forma satisfatória, onde possam socializar e interagir com outros alunos. Esse processo é chamado de inclusão, ato ou efeito de incluir. Dentre essas pessoas estão os alunos surdos, que tem como principal meio de comunicação a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, reconhecida constitucionalmente pela Lei 10.436/2002. Esse aluno surdo é foco do presente estudo, pois tem como objetivo mostrar a importância de contar histórias para crianças surdas em classe de ensino regular no contexto da Educação Infantil, e entender como está sendo desenvolvido e aperfeiçoado esse trabalho na escola. Nosso universo de estudo é o CMEI da rede municipal. Os profissionais abordados para a pesquisa são aqueles que lidam diretamente com o aluno surdo, por meio de observações e aplicabilidade de questionário. A intenção foi inferir quais as problemáticas enfrentadas por eles no processo de inclusão. Dessa forma no decorrer do nosso trabalho abordaremos um pouco sobre práticas pedagógicas, pois é uma ação de extrema importância que possibilita ao professor desenvolver um ótimo trabalho, contribuindo para o aprendizado do aluno. Por trata-se de um sujeito, levando em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades, optamos por uma investigação bibliográfica e de abordagem qualitativa. Diante do estudo realizado, entendemos que a educação deva ser igualitária no direito à diferença, garantindo o acesso e a permanência de crianças, neste caso, surdas, nas escolas e que sua aprendizagem de fato se efetive de forma prazerosa, compactuando para um ambiente de grandes realizações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS.pdf2.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.