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http://hdl.handle.net/123456789/1409
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ARAUJO, ALINY DE | - |
dc.contributor.author | ALVES, ELIZABETH FELBERK DAMASCENO | - |
dc.contributor.author | SILVA, MONIKE LIMA | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T21:29:31Z | - |
dc.date.available | 2019-05-30T21:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª, Drª Ana Cristina Machado de Oliveira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1409 | - |
dc.description | As pessoas com necessidades educacionais especiais adquiriram por lei o direito de frequentar uma instituição escolar com ensino adequado e recursos necessários para que o aprendizado aconteça de forma satisfatória, onde possam socializar e interagir com outros alunos. Esse processo é chamado de inclusão, ato ou efeito de incluir. Dentre essas pessoas estão os alunos surdos, que tem como principal meio de comunicação a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, reconhecida constitucionalmente pela Lei 10.436/2002. Esse aluno surdo é foco do presente estudo, pois tem como objetivo mostrar a importância de contar histórias para crianças surdas em classe de ensino regular no contexto da Educação Infantil, e entender como está sendo desenvolvido e aperfeiçoado esse trabalho na escola. Nosso universo de estudo é o CMEI da rede municipal. Os profissionais abordados para a pesquisa são aqueles que lidam diretamente com o aluno surdo, por meio de observações e aplicabilidade de questionário. A intenção foi inferir quais as problemáticas enfrentadas por eles no processo de inclusão. Dessa forma no decorrer do nosso trabalho abordaremos um pouco sobre práticas pedagógicas, pois é uma ação de extrema importância que possibilita ao professor desenvolver um ótimo trabalho, contribuindo para o aprendizado do aluno. Por trata-se de um sujeito, levando em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades, optamos por uma investigação bibliográfica e de abordagem qualitativa. Diante do estudo realizado, entendemos que a educação deva ser igualitária no direito à diferença, garantindo o acesso e a permanência de crianças, neste caso, surdas, nas escolas e que sua aprendizagem de fato se efetive de forma prazerosa, compactuando para um ambiente de grandes realizações. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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