Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1418
Título: | O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO NA CLASSE HOSPITALAR |
Autores: | SILVA, FERNANDA ALEXANDRE VERBO DA BRANDÃO, WANDERLEIA GLASSNER |
Palavras-chave: | Classe hospitalar Paciente/aluno Professor da classe hospitalar |
Data: | 10-Dez-2015 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profa. Dra. Lilian Pereira Menenguci |
Descrição: | O estudo pretende analisar os processos pedagógicos que envolvem as classes hospitalares. A classe hospitalar é um ambiente que oferece para o paciente/aluno um convívio social, além de proporcionar a oportunidade de dar prosseguimento aos estudos. Tem como objetivo dialogar sobre as metodologias praticadas neste espaço, compreender quais são os benefícios que esse atendimento traz para a vida do paciente/aluno, que por motivos de doença precisa se afastar da escola regular. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, cujos dados coletados foram obtidos por meio de observação, entrevista e questionários. Ao longo da leitura o leitor vai vivenciar o dia a dia das crianças/adolescentes internados no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória (ES), e como os mesmos recebem o atendimento pedagógico. O embasamento teórico se deu a partir de contribuições de vários autores e estudiosos do tema. Concluiu-se através deste estudo que a classe hospitalar é uma ferramenta de suma importância para inserção dos que não têm condições de, em função do tratamento, frequentar a escola regular. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1418 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO NA CLASSE HOSPITALAR.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.