Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1433
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PRATA, DÉBORA SOARES | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, MARIA DE LOURDES DIAS | - |
dc.contributor.author | SILVA, MARIA LUCIANO DA | - |
dc.contributor.author | SOUSA, PATRÍCIA DOS SANTOS | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:54:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:54:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Drª. Lilian Pereira Menenguci | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1433 | - |
dc.description | Este trabalho aborda os processos de alfabetização e letramento, enquanto processos distintos, complexos e interdependentes, que devem estar presentes na sala de aula. A finalidade desse estudo é analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Serra- ES. Para o aprofundamento deste estudo tivemos como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa a qual pretende verificar a relação da realidade com o objeto de estudo. As visitas às salas das classes de 1º ano da Escola de Ensino Fundamental I nos ajudaram a compreender a prática docente na alfabetização. As técnicas de coleta de dados foram: a observação nas salas de aulas e a aplicação de questionário. Os dados foram analisados sob as seguintes categorias: a formação profissional dos professores, a concepção de alfabetização e letramento e a metodologia adotada. Reiterando o que os autores consultados afirmaram, os dados dessa pesquisa apontaram que a intervenção pedagógica do professor nas classes de alfabetização será suficientemente satisfatória, se houver uma formação profissional adequada. Essa formação resulta de uma prática docente constituída de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos, adquiridos durante a formação inicial e continuada, aliados aos conhecimentos extraídos da experiência de alfabetizar na perspectiva do letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.