Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1433
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPRATA, DÉBORA SOARES-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, MARIA DE LOURDES DIAS-
dc.contributor.authorSILVA, MARIA LUCIANO DA-
dc.contributor.authorSOUSA, PATRÍCIA DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2019-05-31T16:54:34Z-
dc.date.available2019-05-31T16:54:34Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Drª. Lilian Pereira Menengucipt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1433-
dc.descriptionEste trabalho aborda os processos de alfabetização e letramento, enquanto processos distintos, complexos e interdependentes, que devem estar presentes na sala de aula. A finalidade desse estudo é analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Serra- ES. Para o aprofundamento deste estudo tivemos como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa a qual pretende verificar a relação da realidade com o objeto de estudo. As visitas às salas das classes de 1º ano da Escola de Ensino Fundamental I nos ajudaram a compreender a prática docente na alfabetização. As técnicas de coleta de dados foram: a observação nas salas de aulas e a aplicação de questionário. Os dados foram analisados sob as seguintes categorias: a formação profissional dos professores, a concepção de alfabetização e letramento e a metodologia adotada. Reiterando o que os autores consultados afirmaram, os dados dessa pesquisa apontaram que a intervenção pedagógica do professor nas classes de alfabetização será suficientemente satisfatória, se houver uma formação profissional adequada. Essa formação resulta de uma prática docente constituída de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos, adquiridos durante a formação inicial e continuada, aliados aos conhecimentos extraídos da experiência de alfabetizar na perspectiva do letramento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.