Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1445
Título: DISLEXIA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores: ROCHA, MARIA HELENA
Palavras-chave: dislexia
dificuldade de aprendizagem
leitura
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Ms. Karla Veruska Azevedo.
Descrição: Este trabalho tem como objetivo investigar o que é a dislexia e descrever como esse transtorno tem afetado a capacidade do aluno de ler, de entender as palavras manuscritas ou impressas, de escrever e de soletrar. Para a melhor compreensão dessa desordem, foi realizada pesquisa de campo e aplicado questionário, que abordou o entendimento da dificuldade de aprendizagem, com foco na dislexia, com base nas obras de Rotta, Ohlweiler e Riesgo (2006), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Condemarín e Blomquist (1989) e outros autores que realizaram estudos sobre o tema. A aprendizagem é um processo natural na vida das pessoas, porém algumas passam por isso de forma conflitante e dolorosa, considerando que não têm prazer diante as dificuldades no aprendizado, pois se torna extremamente difícil superá-las. Propõe-se uma reflexão de como as famílias podem procurar diagnosticar precocemente o problema e possibilitar melhores alternativas para esses alunos em sua trajetória escolar, além de também refletir no que os educadores, diante tal desafio, podem fazer para trabalhar o desenvolvimento dessas crianças.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1445
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISLEXIA.pdf142.6 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.