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dc.contributor.authorSTRELHOW, FÁBIO GUSS-
dc.date.accessioned2019-05-31T17:44:13Z-
dc.date.available2019-05-31T17:44:13Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1449-
dc.descriptionEsta pesquisa, de natureza qualitativa, procurou identificar quais atitudes e fatores viabilizam a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino e seu acesso frente às barreiras encontradas no cotidiano das escolas públicas municipais. Esta investigação fundamentou-se na participação dos seguintes sujeitos: alunos com deficiência, mães, professores e pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de SERRA(ES). Para a coleta de dados, além do diário de campo, contou com a aplicação de questionários. Como aporte teórico o estudo se utilizou das contribuições de BARTALOTTI, MANTOAN e CARVALHO, respectivamente. A pesquisa procurou entender como ocorre o processo de exclusão, sua influência na produção da deficiência e do fracasso escolar. Mas, também se interessou pelos caminhos que constroem a inclusão educacional de alunos com deficiência no sistema público de ensino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectdeficiênciapt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectatitudespt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E INCLUSÃO: BARREIRAS E ATITUDES NO COTIDIANO ESCOLARpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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