Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1451
Título: | A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS |
Autores: | SALOTTO, JULIANA SANA MEDEIROS, MICHELY |
Palavras-chave: | Pedagogo Dificuldade de Aprendizagem Ação Pedagógica |
Data: | 10-Dez-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia Comunitária da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora MS. Karla Veruska Azevedo |
Descrição: | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que teve como propósito investigar as ações do pedagogo no auxílio ao professor que tem em sua sala de aula crianças com dificuldades na aprendizagem. Refletir acerca da relevância desse profissional pedagogo nesse processo de construção de aprendizagem, destacando sua relação com o professor nesse percurso. Como sua ação profissional infere nas práticas pedagógicas de forma a alcançar os alunos com dificuldades de aprendizagem. Desenvolvemos nosso estudo a partir de análise qualitativa, na qual os sujeitos da pesquisa foram pedagogos e professores representantes de 04 escolas públicas. Nossa fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Davis (1994), Libâneo (2002/2006), Orsolon (2003) e Vigotsky (1984). Os resultados indicaram a importância da mediação entre professor e pedagogo para que estes, juntos, desenvolvam ações para auxiliar no processo de desenvolvimento do aprendizado da criança com dificuldade na aprendizagem em sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1451 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE.pdf | 421.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.