Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1453
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SIMPLÍCIO, GILCÉIA SANTIAGO | - |
dc.contributor.author | STRELHOW, ILHOMAR | - |
dc.contributor.author | FERNANDO, PRISCILA DA ROCHA | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T18:45:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T18:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-09 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede Doctum de Ensino como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professora Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1453 | - |
dc.description | Nesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações: norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.