Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1456
Título: | COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL DO PEDAGOGO ENQUANTO CORDENADOR DE DISCIPLINA |
Autores: | LOPES, MARILENE TEIXEIRA |
Palavras-chave: | (In) Disciplina Regras Coordenador de Disciplina |
Data: | 8-Jul-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra – Rede de Ensino Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Doutora Lilian Menenguci. |
Descrição: | Nosso estudo visa compreender a mediação do Coordenador Pedagógico frente aos conflitos no espaço escolar, tendo como justificativa o fato de que a temática (in) disciplina permeia o contexto e as relações entre os discentes, docentes, profissionais da escola e familiares. Optamos pela pesquisa de campo e utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram quinze alunos, cinco professores e oito coordenadores disciplinares, de uma escola publica municipal e uma escola da rede privada. Nosso arcabouço teórico baseou-se em Foucault, La Taille et al, Aquino e outros, que contribuem de forma interessante sobre a questão em foco. E assim concluímos que é preciso considerar as causas da indisciplina, bem como os significados das atitudes indisciplinares, que demonstrou respostas até então ‘escondidas’, e que as regras e dispositivos utilizados para ‘conter’ a indisciplina precisam ser mais bem trabalhados junto aos discentes. Na expectativa de iniciar uma caminhada para melhor atuação do Coordenador de disciplina é que se deu nosso empenho. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1456 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O PAPEL DO PEDAGOGO ENQUANTO CORDENADOR DE DISCIPLINA.pdf | 695.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.