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http://hdl.handle.net/123456789/1457
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUZA, JANINE DE PAULA DA SILVA GUIMARÃES | - |
dc.contributor.author | MONTARROYOS, MAÍZA DO CARMO SILVA | - |
dc.contributor.author | REIS, MARILENE FRANCISCO DO NASCIMENTO | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T19:43:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T19:43:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-08 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia Comunitária da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professor (a) Dorcas Rodrigues Silva de Recamán | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1457 | - |
dc.description | Este estudo foi desenvolvido com o propósito de avançar na conscientização dos atores do contexto escolar, sobre a necessidade de tratar a problemática, por nós levantada, diz que: como o educador das séries iniciais no ensino fundamental aborda o tema “preconceito étnico” e como ele se manifesta? O levantamento, de igual modo, objetivou conscientizar os professores e motivá-los a trabalhar a lei 10.639/03 que aborda a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afrobrasileira e africana nos conteúdos escolares. O estudo de caso foi norteado pelas observações e um maior envolvimento com sujeitos do âmbito escolar como: professores, coordenadores, pedagogos, alunos, participantes ativos do movimento negro e ativista do meio cultural. O levantamento de dados foi realizado por meio de fatos históricos vividos neste contexto. Nosso ponto de contato e observação foi uma escola municipal, situada em Planalto Serrano, Bloco A, em Serra/ES. Diversos atores e organizações contribuíram para o sucesso dessa pesquisa. O Centro do Estudante Afro-Brasileiro (Ceafro) por meio de seu livro Igualdade das relações étnico-raciais na escola nos orientou a entender as relações e possibilidades para a implementação da lei 10.639/03, conjuntamente, Eliane Cavalleiro (2001), com o livro Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola, dentre outros referenciais teóricos. Esta pesquisa nos mostrou a trajetória que se precisa fazer ainda quanto ao combate relacionado ao preconceito e suas manifestações, e nos fez identificar ainda a necessidade urgente de tratar a temática e conscientizar alunos, professores e toda comunidade escolar da importância de todos na luta para um país mais igualitário. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | PRECONCEITO ÉTNICO NAS SÉRIES INICIAIS: COMO ELE SE MANIFESTA? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PRECONCEITO ÉTNICO NAS SÉRIES INICIAIS COMO ELE SE MANIFESTA.pdf | 330.05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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