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dc.contributor.authorSILVEIRA, THAÍS FAÉ-
dc.date.accessioned2019-05-31T19:55:27Z-
dc.date.available2019-05-31T19:55:27Z-
dc.date.issued2012-12-07-
dc.identifier.citationMonografia apresentado ao Instituto Ensinar Brasil Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em Pedagogia. Orientadora: Profª. Mestre Patricia Gomes Rufino Andrade.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1460-
dc.descriptionA presente monografia tem como intuito esclarecer o processo de construção cultural das africanidades considerando a prática da capoeira no ensino fundamental visando a valorização e inclusão da criança em especifico da criança negra. Demonstrando que através da capoeira as crianças podem aprender sobre respeito, cultura, música, religião, raça, além de relacionar com as outras crianças manter disciplina e elevar a autoestima. O método de pesquisa foi o qualitativo, com estudo de caso em que foram realizados trabalhos de campo com crianças do ensino fundamental e com o mestre de capoeira, utilizando questionários, métodos de observações, entrevistas gravadas e vídeos. O trabalho foi colocado em prática na EMEFF PROFESSORA AMÉLIA LOUREIRO BARROSO, pois funciona aos finais de semana com o Projeto Escola Aberta na Modalidade Capoeira, objeto de nosso estudo. Os resultados atingiram as expectativas, comprovando que a capoeira pode e deve ser utilizada com instrumento pedagógico eficaz, na luta pela valorização da cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEscola Abertapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleDO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AFRICANIDADES CONSIDERANDO A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROJETO DA ESCOLA ABERTApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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