Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1557
Título: | DIDÁTICAS ALTERNATIVAS: CATALISADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
Autores: | LIMA, DAYANE KARLA GOMES DE SIMÕES, ROMENIQUE BORGES |
Palavras-chave: | Educação Didáticas alternativas Tecnologia |
Data: | 4-Dez-2012 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado aoInstituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Biológicas. Orientadora: ProfªDr.ª Ana Paula Valentim Pereira. |
Descrição: | Este projeto tem como objetivo verificar a presença de práticas alternativas no processo de aprendizagem do corpo discente bem como o nível de evolução da mesma edeterminar como e com qual frequência os professores do nono ano de escolas públicas utilizam uma didática dotada desde equipamentos eletrônicos a práticas simples na ministração de suas aulas. A metodologia utilizada foi divida em três etapas onde a primeira referiu-se ao levantamento bibliográfico com intuito de embasar as discussões dos resultados; a segunda etapa baseou-se na entrevista com caráter exploratório, descritivo e explicativo, sendo escolhido o método quali-quantitativo realizado através de um questionário. Após obter todas as informações consequentes da pesquisa partiu-se para confecção e elaborações dos gráficos que se refere à terceira etapa, ao analisa-los foram possíveis levantar questionamentos a respeito do ensino de ciência oferecido pela Rede Municipal de Fundão ao nono ano do ensino Fundamental II traçando um paralelo entre a adoção de práticas didáticas e tecnológicas no plano de aula dos docentes. A partir de algumas reflexões pode-se observar que o ensino de Ciências no referido município não vem sendo realizado de maneira efetiva. Nota-se uma desagregação entre prática e teoria além de uma atmosfera estática o que torna o ensino um fator desmotivador para o aluno, é possível perceber ainda as poucas aulas diferenciadas existentes surtem efeito desmotivador por ainda estarem presas a uma didática ultrapassada. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1557 |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIDÁTICAS ALTERNATIVAS CATALISADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.pdf | 650.06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.