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Título: PARCERIA ENTRE ONGs E ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO FORMAL
Autores: ROCHA, CRISLANE OLIVEIRA
VIEIRA, NILCEIA SILVESTRE
RODRIGUES, SIRLENE DE SOUZA BISPO
Palavras-chave: Educação
ONGs
Educação não formal
Projetos Sociais.
Data: 10-Jul-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Ms. Luciana Galdino
Descrição: As Organizações não Governamentais (ONGs) são organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos as quais atuam realizando diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos podendo atuar na área da saúde, educação, assistência social, meio ambiente, entre outras áreas de esfera pública, com caráter assistencial. As ONGs estão cada vez mais presentes na nossa sociedade por atuarem suprindo demandas não realizadas pelo poder público. Considerando a amplitude de atendimento dessas organizações, este artigo tem como objetivo compreender a atuação e as contribuições de ONGs nos processos escolares, neste caso, na educação não formal, por meio de projetos sociais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes matriculadas em escolas públicas de ensino fundamental, analisando as possíveis contribuições dessa inserção na educação escolar das crianças. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como instrumentos entrevistas semiestruturadas, como lócus um projeto social situado no município de Serra (ES) e duas escolas de Ensino Fundamental, localizadas no mesmo município e bairro contemplados pelo projeto social. Por meio de estudos teóricos de Gohn (2009; 2016) Trilla (2008) e dos dados obtidos na pesquisa, conclui-se que os projetos sociais e ONGs surgem com o propósito de contribuir com a sociedade promovendo a inclusão, a instauração de processos de socialização e interação que contribuem para o bem estar de crianças e adolescentes, bem como, promover a sua participação e inserção em diferentes espaços, contribuindo para transformação do indivíduo em seu todo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1859
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