Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1861
Título: | SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PEDAGOGIA WALDORF |
Autores: | OLIVEIRA, KAOLA PEREIRA, VERALUCIA |
Palavras-chave: | Brincadeiras Currículo Educação Infantil Pedagogia Waldorf |
Data: | 10-Jul-2019 |
Citação: | Artigo de Curso submetido ao curso de Pedagogia das Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Msc Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
Descrição: | O presente texto apresenta um estudo sobre a importância das brincadeiras para um crescimento saudável e uma base fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Visando compreender a importância do desenvolvimento integral, focado nas reais necessidades da criança, buscou-se entender a dinâmica do desenvolvimento infantil sobre a perspectiva da pedagogia Waldorf. A pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica que se baseia na Antroposofia, corrente filosófica que teve como fundador Rudolf Steiner. Foi desenvolvido um estudo teórico prático sobre a pedagogia Waldorf, seu currículo e gestão. Para responder ao problema e objetivos da pesquisa foram realizados estudos de campo sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e análise dos dados obtidos por meio de observações e entrevistas semiestruturadas para professores pais e funcionários da Associação Beija Flor Waldorf em Vitoria/ES sobre os sentidos e significados do brincar na Educação Infantil. Concluímos que a Pedagogia Waldorf oferece os subsídios necessários para o pleno desenvolvimento do indivíduo. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1861 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PEDAGOGIA WALDORF.pdf | 422.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.