Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2045
Título: GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO/MG
Autores: GILBERTO JÚLIO ALVES, IVALDO INÁCIO JOSÉ MOREIRA
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Construção civil. Gerenciamento de resíduos sólidos. Impactos ambientais. Aterro sanitário.
Data: 10-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel em Engenheiro Civil no curso de Engenharia Civil, da Faculdade Doctum de João Monlevade. Orientador: Prof. Me. Edcarlos Antônio Nunes Coura.
Resumo: A construção civil é um ramo da indústria diretamente responsável pela geração de emprego e renda, porém seus processos produtivos implicam em impactos ambientais, principalmente pela grande geração de resíduos. Frente a isso, a Resolução CONAMA 307 estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão ambiental de resíduos sólidos da construção civil. Com isso, este trabalho objetiva uma análise do gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo como local de estudo o município de São Gonçalo do Rio Abaixo. Foi constatado que o município dispõe os resíduos de forma inadequada no aterro municipal sem nenhum tipo de segregação e que há discordância dos dados declarados pelo município aos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos Sólidos (SINIS). Um melhor gerenciamento é proposto, visto que no mercado há tecnologias economicamente viáveis para uma destinação adequada dos resíduos da construção civil e demolição, além disso, é um campo de atuação em crescente expansão no mercado de trabalho
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2045
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
gerenciamento de residuos solidos.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.