Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/216
Título: | VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS EM VEÍCULOS A COMBUSTÃO |
Autores: | SILVA, TÚLIO ROBERTO DA |
Data: | 30-Dez-2018 |
Citação: | Este estudo aborda como tema os impactos da substituição de motores à combustão por sistemas elétricos em veículos a combustão. Como medida de delimitação, o foco especifico versa sobre a aplicação de motores de corrente alternada, em um modelo especifico da Volkswagen: o sedan Fusca modelo 1980. Nesta perspectiva o autor toma como subtemas, o estudo do processo de utilização e dimensionamento de baterias, a modificação de sistemas hidráulicos e mecânicos e a modificação de funilaria e carroceria do carro. O trabalho mostra as vantagens e desvantagens da substituição de motores à combustão por sistemas elétricos em veículos a combustão. Isto abre uma discussão sobre os impactos da referida substituição, em termos técnicos, econômicos, socioculturais, institucionais e ambientais. Deste modo foi possível compreender quais fatores precisam ser analisados para efetivar a adaptação desses sistemas em carros. Sobretudo há que se considerar também a importância dos sistemas elétricos que contribuem para a sustentabilidade da vida no planeta Terra. Por todo exposto cabe dizer que este trabalho evidencia a importância da substituição da frota brasileira a base de combustão por veículos 100% elétricos. Palavras chave: Motores mecânicos. Sistemas elétricos. Veículos a combustão. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/216 |
Aparece nas colecções: | ENGENHARIA ELÉTRICA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TÚLIO ROBERTO DA SILVA.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.