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Título: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IRUPI-ES.
Autores: DANIELE BATISTA DA SILVA, MARIA EDUARDA SILVEIRA SANT’ANA
Palavras-chave: Linguagem, Educação Infantil, Desenvolvimento
Data: 10-Dez-2012
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia orientada pela Prof. Erliane Pereira Luz Gomes.
Resumo: O presente trabalho tem como tema de estudo o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na Educação Infantil. Como objetivo deste trabalho: identificar como ocorre o processo de construção da linguagem oral na Educação Infantil das crianças do município de Irupi-ES. A linguagem é um elemento essencialmente humano, pois com ela os indivíduos significam os objetos, acontecimentos, expressam seus sentimentos e pensamentos, comunicam-se uns com os outros, entendem-se e desentendem-se. Com a linguagem o mundo humano se organiza, construindo sentido para os que aprendem e para os que ensinam, possibilitando a comunicação e proporcionado o desenvolvimento social. A Educação Infantil contribui para efetivação do processo de desenvolvimento da fala, além de proporcionar igualdade de condições de aprendizado a todas as crianças influenciando positivamente para mudanças. O processo de desenvolvimento da linguagem oral envolve inúmeras fases, dentre elas a convivência com indivíduos que não são do seu ambiente familiar, mas precisamente da escola, impulsionam a socialização e a oralidade. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, explicativa, bibliográfica e de levantamentos de dados através de questionários a todos os professores da Educação Infantil do munícipio de Irupi-ES. Em que foi possível detectar que o convívio com outras crianças é o principal relevante para o desenvolvimento da linguagem oral. Sendo que dos métodos utilizados pelos professores se destacam tanto os matérias teóricos quanto as atividades práticas. Frente às situações em que se percebe alunos com dificuldade de linguagem oral a atitude tomada pelos professores em sua maioria é a comunicação ao pedagogo da instituição.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2333
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