Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2334
Título: A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ausência de regras e limites
Autores: ELCIONE BOREL DE FREITAS
Palavras-chave: (In)disciplina, Educação Infantil, limites, família, alunos, professores.
Data: 10-Dez-2011
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia do Instituto Doctum de Educação e Tecnologia como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia orientada pela professora Júnia Moreira de Freitas.
Resumo: A presente monografia propôs-se a analisar as práticas docentes frente à questão da indisciplina na Educação Infantil aplicadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Helena Almocdice Valadão” no município de Ibatiba- ES, assim como apontar as prováveis causas da indisciplina na sala de aula, identificar quais estratégias são aplicadas pelos educadores da Educação Infantil para estabelecer as regras e os limites no contexto escolar, e verificar como a família atua juntamente com a escola na demarcação dos limites. Nesta acepção, a fim de responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos, utilizou-se como metodologia uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento. Salienta-se que no decorrer da pesquisa de levantamento, fora utilizado o instrumento de coleta de dados o qual denomina-se questionário, entregue às 140 famílias e um outro questionário direcionado aos 6 integrantes que constituem a equipe pedagógica e aos 18 professores, todos do sexo feminino na faixa etária entre 30 e 47 anos, regentes das turmas de Educação Infantil. Conforme a análise e discussão dos dados coletados, salientou-se que a manifestação dos comportamentos indisciplinares é um fenômeno pertinente ao cotidiano escolar. Sendo assim, ratificou-se que os problemas dos atos indisciplinares encontram-se ligados aos diferentes fatores entrelaçados como família, escola, professor e aluno. Nesta perspectiva, constatou-se que as prováveis causas da indisciplina encontram-se ligadas a desestrutura familiar, e consequentemente, acoplada a ausência de regras e limites, ambos os fatores responsáveis pela indisciplina da família; comprovou-se a efetivação das práticas docentes aplicadas ante os problemas de indisciplina na Educação Infantil, e verificou-se que a atuação da família juntamente com a escola na demarcação dos limites, encontra-se articulada ao delineamento das regras no contexto familiar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2334
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
de freitas_elcione borel a indisciplina na educacao infantil_ ausencia de regras e limites_ iuna_es_ 69 p_.pdf323.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.