Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/2336
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ELZIANE FERNANDES DE FREITAS DIAS, RUTE LÉIA REIS FERNANDES MARIANO | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T18:06:12Z | - |
dc.date.available | 2020-01-30T18:06:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Monografia submetida à comissão examinadora designada pelo Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia orientado pela Professora Júnia Moreira de Freitas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/2336 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou verificar como ocorre a adaptação da criança iniciante à educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria da Penha Amorim Souza” e na Creche Pingo de Gente do Município de Iúna ES. O estudo realizado classificou-se em descritivo, bibliográfico, levantamento de dados e documental. Como procedimento metodológico para compilar os dados da pesquisa, utilizou-se de questionário aplicados à 160 pais e 21 educadores das instituições pesquisadas. Os resultados apresentados através dos questionários aplicados comprovaram que os meios pedagógicos e comuns utilizados pelos docentes para trabalhar a adaptação e a permanência da criança iniciante são música e brincadeiras. A análise dos dados comprovou que as crianças já adaptadas se socializam bem, convidando as novatas para brincar e ainda mostrou que a mudança de rotina feita em casa pelos pais contribui de maneira expressiva neste processo. Acredita-se que o presente estudo auxiliou os educadores das instituições pesquisadas na que tange a questão da iniciação da criança à educação infantil, uma vez que está previsto para o ano de 2013, um projeto implantado nas instituições onde os pais irão antecipadamente conhecer a rotina das creches. Ao matricular seus filhos em 2012 já saberão como são os procedimentos adotados no processo de inserção da criança iniciante dentro das referidas instituições. | pt_BR |
dc.subject | adaptação, criança, pais e educação infantil. | pt_BR |
dc.title | ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA INICIANTE À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PROFESSORA MARIA DA PENHA AMORIM SOUZA” E NA CRECHE PINGO DE GENTE DO MUNICÍPIO DE IÚNA ES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA IUNA |
Ficheiros deste registo:
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.