Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/2343
Título: | AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEEFM “HENRIQUE COUTINHO” E EMEF “DEOLINDA AMORIM DE OLIVEIRA”, LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE IÚNA/ES |
Autores: | ALICE APARECIDA SOUZA MORAES, PATRÍCIA STORCK DA CRUZ MARTINS |
Palavras-chave: | Avaliação externa, qualidade do ensino-aprendizagem, IDEB |
Data: | 10-Dez-2013 |
Citação: | Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, orientada pelo Professor Mário Gomes de Souza. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar como as avaliações externas interferem no processo educacional no ensino fundamental da EEEFM “Henrique Coutinho” e EMEF “Deolinda Amorim de Oliveira”, localizadas na sede do município de Iúna/ES. O estudo realizado tem caráter descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados. Os dados levantados foram compilados por meio de questionário aplicado aos educadores e à gestão pedagógica das respectivas escolas e analisados qualitativa e quantitativamente. Constatou-se, por meio dos resultados apresentados, que ambas as escolas são contempladas com recurso financeiro destinado à manutenção da rede escolar, à superação do baixo IDEB ou à permanência dos bons resultados no índice, entretanto, a maioria dos profissionais da educação não têm conhecimento desse fato. Averiguou-se que as avaliações externas interferem no processo educacional das instituições pesquisadas de forma favorável e desfavorável. Verificou-se com base nos dados gerados e disponibilizados, que em ambas as instituições os processos avaliativos externos interferem em maior esfera positivamente, visto que a partir dos resultados alcançados pela escola os docentes e a gestão pedagógica têm empreendido novas práticas educacionais sobre o trabalho realizado cotidianamente, procurando edificar ações coletivas na escola em busca da melhoria da qualidade da educação ofertada. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2343 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA IUNA |
Ficheiros deste registo:
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.