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dc.contributor.authorJIULIANE MARTINS ARAÚJO DE OLIVEIRA Iúna-
dc.date.accessioned2020-01-31T11:15:40Z-
dc.date.available2020-01-31T11:15:40Z-
dc.date.issued2012-12-10-
dc.identifier.citationMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, orientada pelo Prof. Mário Gomes de Souza.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2344-
dc.description.abstractA Inclusão educacional de alunos com necessidades especiais nas escolas tem sido alvo de debate e é uma realidade cada vez mais presente no ambiente escolar. O objetivo fundamental da escola inclusiva deve ser oferecer educação as crianças sem fazer distinção, acolhendo-as e se adaptando de maneira que atenda as necessidades de cada aluno. O espaço escolar como, por exemplo, estrutura física que facilite a locomoção dentro da escola e a habilitação e capacitação dos docentes podem facilitar e colaborar para o processo de Inclusão Social. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo é fazer uma análise da avaliação dos docentes quanto à implementação da educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Coutinho, Iúna/ ES. Os objetivos específicos são: Identificar o índice de alunos com necessidades educativas especiais e quais as limitações estes apresentam; descrever a opinião dos docentes referente a escola estudada no que diz respeito ao processo de educação inclusiva e analisar as estratégias que os docentes apresentam no trabalho com a educação inclusiva. A pesquisa em questão foi realizada na EEEFM Henrique Coutinho, Iúna/ ES. A amostra foi composta por vinte docentes, sendo que dois são do sexo masculino e dezoito do sexo feminino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, com perguntas de múltipla escolha para avaliar a relevância da educação inclusiva na realidade dessa escola e as dificuldades encontradas nesse processo. O questionário foi elaborado especificamente para realização dessa pesquisa, sendo aplicado em setembro de dois mil e doze. Vinte e cinco questionários foram distribuídos, e somente vinte retornaram. Os mesmos foram entregues e recolhidos por mim. Depois de coletados, os dados foram analisados e tabulados. Diante desses dados observou-se que falta de preparo e capacitação profissional e organizacional é uma das maiores barreiras para o sucesso da implementação da educação inclusiva na escola em questão. Percebe-se então a necessidade de medidas que promovam a formação continuada dos professores, à reorganização curricular e metodológica.pt_BR
dc.subjectInclusão -Necessidades especiais- Educação Inclusiva-Formação Docente.pt_BR
dc.titleA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO HENRIQUE COUTINHO LOCALIZADA EM IUNA/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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