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http://hdl.handle.net/123456789/2345
Título: | A OBRIGATORIEDADE DO INGRESSO ESCOLAR A PARTIR DOS 4 ANOS DE IDADE NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR DO CEMEI MANOELINA EVARISTO DA SILVA MATAVELI, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA MARTA DA CIDADE DE IBITIRAMA-ES |
Autores: | GLEICE KELLE FERREIRA QUEIROZ PEIXOTO, JAQUELINE LIMA DE SOUZA VIEIRA |
Palavras-chave: | Pré-escola. Família. Criança. Obrigatoriedade de Matrícula |
Data: | 10-Dez-2014 |
Citação: | Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia orientado pela Professora Laudineia Pirovani da Costa. Iúna |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a obrigatoriedade do ingresso escolar a partir dos 4 anos de idade conforme proposta da Lei 12.796/2013, na perspectiva da comunidade escolar do CEMEI Manoelina Evaristo da Silva Mataveli, localizada no distrito de Santa Marta da cidade de Ibitirama-ES. O tema foi selecionado por tratar-se de uma exigência que tende a provocar questionamentos na comunidade escolar do município de Ibitirama-ES. Este trabalho traz uma breve abordagem da história da Educação Infantil. Explana sobre algumas concepções educativas e traz uma revisão de literatura sobre o processo de desenvolvimento infantil e o ambiente escolar. Por objetivos tem-se: analisar a adaptação da criança ao ambiente escolar aos 4 anos de idade; pontuar os possíveis resultados inerentes ao ingresso escolar aos 4 anos de idade; identificar se a instituição está preparada para receber esta clientela; investigar a reação dos pais mediante a nova proposta de inserção escolar regulamentada pela Lei 12.796 de 04 de abril de 2013. Para tanto foi elaborado um questionário estruturado para levantar dados referentes a opinião da comunidade escolar do CEMEI. Os resultados mostraram que apesar da educação infantil ser considera uma modalidade de grande relevância na vida dos alunos, ainda existe resistência de algumas pessoas quanto ao matricular a criança aos 4 anos de idade na pré-escola. Os resultados obtidos foram de extrema relevância para a pesquisa. Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa trouxe informações que podem vir a auxiliar tanto a instituições onde se realizou o estudo, como a comunidade a qual pertence e o próprio município. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2345 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA IUNA |
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