Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2447
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, JULIANA SANTIAGO-
dc.contributor.authorFERNANDES, KAMILA SANTOS ASSUMPÇÃO-
dc.date.accessioned2020-02-07T18:01:55Z-
dc.date.available2020-02-07T18:01:55Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Serra- Cursose Pedagogia como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Maria das Dores Santos Silvapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2447-
dc.descriptionO afeto é uma condição indispensável do relacionamento do homem com o mundo, com os outros e consigo mesmo, principalmente no ambiente escolar. A partir dessa consideração, faz-se a seguinte pergunta: até que ponto o estabelecimento de um relacionamento afetivo, articulando sentimentos positivos, entre professor e aluno, contribui para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil? Para tanto, busca conhecer as relações afetivas entre professores (educadores) e crianças com suas contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho baseia-se nos estudos de Wallon (1968), Vygotsky (2003) e Piaget (1983), através de pesquisa qualitativa, a partir de observações e entrevistas. Após análise dos dados, conclui-se que a afetividade é uma das principais características da Educação Infantil. As crianças vivenciam suas atividades, brincadeiras, roda de conversa e outras, estimulando autonomia, independência, socialização, interação social, linguagem, cooperação e solidariedade entre os alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Sua inserção no mundo de maneira positiva, pois assim a criança confia mais em si mesma e em seu potencial.pt_BR
dc.description.abstractAffection is an indispensable condition of man's relationship with the world, with others and with himself, especially in the school environment. From this consideration, the following question is asked: To what extent does the establishment of an affective relationship, articulating positive feelings between teacher and student, contribute to the development of the process of teaching and learning of children in early childhood education? Therefore, it seeks to know the affective relationships between teachers (educators) and children with their contributions to the development of the teaching and learning process. The work is based on the studies of Wallon (1968), Vygotsky (2003) and Piaget (1983), through qualitative research, from observations and interviews. After data analysis, it is concluded that affectivity is one of the main characteristics of early childhood education. Children experience their activities, games, conversation wheel and others, stimulating autonomy, independence, socialization, social interaction, language, cooperation and solidarity among students, facilitating the teaching and learning process. Its insertion in the world in a positive way, because thus the child trusts more in itself and its potential.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleA AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM.pdf825.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.