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http://hdl.handle.net/123456789/2467
Título: | OS EFEITOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR |
Autores: | LIBARDI, VALÉRIA BONI |
Palavras-chave: | Ensino Regular Educação Especial Alunos Especiais Inclusão |
Data: | 10-Dez-2018 |
Citação: | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Direito das Faculdades Doctum de Guarapari, como requisito parcial para obtenção de Título de Bacharel em Direito, orientado pelo Prof. MSc. Antonio Ricardo Zany. |
Resumo: | Os direitos à educação, destacados na Constituição Federal de 1988 (CF/1988) como garantia a todos, são evidenciados na Declaração de Salamanca (1994), quando cita o acesso à educação de alunos com necessidades especiais em classes comuns. Assim, este artigo visa compreender as necessidades da criança com deficiência para ingressar nas escolas de ensino regular no ciclo básico e fundamental, buscando analisar leis, resoluções de inclusão que garantam a escolarização destes alunos. Para tanto, analisa-se a estrutura física e profissional das escolas para receber os estudantes. O estudo é feito através de pesquisas com a equipe pedagógica e os pais dos alunos especiais, compreendendo desta maneira, a rotina, a inclusão e o desenvolvimento na vida escolar e social dos estudantes. Deste modo, discute-se a inclusão realizada da melhor forma, para que seja evitado o desgaste dessas pessoas que já têm, por si só, uma grande fragilidade. Tanto os educadores, quanto os pais, analisam de forma positiva a inclusão das crianças especiais no ambiente escolar. Mesmo que essa evolução seja pequena, é de grande importância para o crescimento psicológico do ser. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/2467 |
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