Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2531
Título: ESCRAVIDÃO CONTEMPORANEA E A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: A CONDENAÇÃO DO BRASIL PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS PELA PRÁTICA DE TRABALHO ESCRAVO.
Autores: JULLIANA CRISTINA SILVA ALVES DE BARROS
Palavras-chave: Trabalho escravo. Corte Interamericana. Direitos Humanos
Data: 10-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Doctum de João Monlevade, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito . Área de Concentração: Direitos Humanos Prof. Orientador : Doutor Hugo Lázaro Marques Martins
Resumo: Com a abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888 foi erradicado o direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra no Brasil. Todavia, atualmente, o trabalho escravo persiste, configurado pela soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. A condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos decorrente da prática de trabalho escravo ocorrida na fazenda Brasil Verde, localizada no estado do Pará evidencia que a vulnerabilidade desses trabalhadores, atrelada ao poder dos grandes latifundiários, enseja como principal fator da escravidão contemporânea no Brasil. Nesta esteira, a pesquisa tem como objetivo debater acerca da escravidão no Brasil em seus moldes atuais e consequente violação dos Direitos Humanos, tendo como objeto de pesquisa a referida condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos decorrente da prática de trabalho escravo. Para tanto, faz-se necessário mencionar acerca dos princípios norteadores dos Direitos Humanos. Não obstante a pesquisa perpassa pela historicidade da escravidão brasileira, bem como pela atuação da Corte Interamericana no tocante à promoção da tutela dos Direitos Humanos no Brasil. Por derradeiro, passa-se a análise da sentença prolatada pela Corte Interamericana face ao caso em supra e seus efeitos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2531
Aparece nas colecções:DIREITO JM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESCRAVIDÃO CONTEMPORANEA E A VIOLAÇÃO DE DIREITOS.pdf584.23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.