Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2681
Título: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINAR
Autores: LEAL, CLEIDE LÚCIA CÂNDIDA
SILVA, VANESSA ROCHA DA
Palavras-chave: Educação Permanente
Enfermeiro Gestor
Educação em Saúde
Data: 5-Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem das Faculdades Doctum de Serra, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Enfermagem. Área de concentração: Gestão de Avaliação dos Serviços de Saúde. Orientador: Prof. Ma. Cíntia Pereira Ferreira Menezes
Resumo: Permanent Health Education (PHE) is the educational practice considered to be the most appropriate in action and teamwork with the formation of professional and service profiles. It emphasizes the interdisciplinarity of the health team, focuses on the practice as a source of knowledge and places the professional to actively act in the educational process in order to improve the quality of the service provided. This research has as permanent education and the health team, since it aims to describe the practices of nurse managers in the process of continuing education in a hospital particular of the municipality of Serra; as well as mentioning the methods and tools of the continuing education process among the professionals of the work team. Thus, it is understood that EPS is a strategy for the team to have a greater possibility of building itself within the working world by professionally trained by working harder, showing their knowledge. This is a qualitative, exploratory study with field research, which aims to know the objectives sought by the researchers, their theoretical orientations, the results and the perspectives that provide an overview of EPS, and in correlation with the care fragments with description of the characteristics of a private hospital unit, located in the city of Serra / ES. It is necessary to invest in the training of nurses, so that the EPS is incorporated into the daily work, with the support of dialogical methodologies that intentionally stimulate workers to reflect and through on-site EPS need of every professional.
Descrição: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é a prática educativa considerada como a mais apropriada na ação e no trabalho em equipe com a formação de perfis profissionais e de serviços ela enfatiza interdisciplinaridade da equipe de saúde, enfoca a prática como forte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado. Essa pesquisa tem como de educação permanente e a equipe de saúde, uma vez que pretende descrever as práticas dos enfermeiros gestores no processo da educação permanente em um hospital particular do município de Serra; bem como citar os métodos e as ferramentas do processo de educação permanente entre os profissionais da equipe de trabalho. Assim, entende-se que a EPS é uma estratégia para que a equipe tenha maior possibilidade de construir-se dentro do mundo do trabalho mostrando-se capacitado profissionalmente empenhando-se mais, mostrando seu conhecimento. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório com pesquisa de campo, que visa conhecer os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas, os resultados e as perspectivas que proporcionam uma visão geral da EPS, e na correlação com os fragmentos assistenciais com descrição das características de uma unidade hospitalar privada, localizada no município de Serra/ES.É necessário investir na formação dos enfermeiros, para que a EPS seja incorporada ao cotidiano do trabalho, com o apoio de metodologias dialógicas que estimulem intencionalmente nos trabalhadores a reflexão e através de EPS in loco observando a necessidade de cada profissional .
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2681
Aparece nas colecções:ENFERMAGEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE.pdf221.87 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.