Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3341
Título: ESTUDO DE CASO: DIMENSIONAMENTO E COMPARATIVO DE ESTRUTURAS DE ARRIMO PARA ESTABILIZAÇÃO DE TALUDE
Autores: DIAS, LUIZ FELIPE STOPA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o estudo de projetos geotécnicos nos quais haverá opções de estruturas de contenção de concreto, para uma condição real de uma inclinação de corte de 7m na qual ela deve ser contida, no município de Santo Antônio do Grama - MG. Com a finalidade de trazer segurança para o local e as pessoas que residem próximas, fazendo a contenção do maciço de solo e evitar o possível colapso da via publica que é sustentada por esse talude no qual já mostra trincas. As opções de contenção analisadas para o estudo foram: muro de concreto armado e muro de blocos armados. Essas estruturas são projetadas e dimensionadas para garantir a estabilidade e a segurança necessárias neste tipo de contenção. Por meio do dimensionamento, foi feita uma análise econômica com valores reais referentes aos modelos de estruturas de contenção, onde foi feita uma comparação de custos, e por fim mostrando qual das estruturas seria economicamente mais vantajosa gerando a segurança necessária para o local. Neste estudo de caso, a opção que se tornou mais vantajosa para este terreno foi a estrutura da parede de blocos armados, mas ainda tendo a opção do muro de concreto armado. Palavras-chave: Estrutura de contenção. Muro de concreto armado, Muro de bloco armado.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Engenharia Civil da Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil. Área: Estruturas de contenção Prof. Orientador: Esp. Jose Salvador Alves CARATINGA-MG 2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o estudo de projetos geotécnicos nos quais haverá opções de estruturas de contenção de concreto, para uma condição real de uma inclinação de corte de 7m na qual ela deve ser contida, no município de Santo Antônio do Grama - MG. Com a finalidade de trazer segurança para o local e as pessoas que residem próximas, fazendo a contenção do maciço de solo e evitar o possível colapso da via publica que é sustentada por esse talude no qual já mostra trincas. As opções de contenção analisadas para o estudo foram: muro de concreto armado e muro de blocos armados. Essas estruturas são projetadas e dimensionadas para garantir a estabilidade e a segurança necessárias neste tipo de contenção. Por meio do dimensionamento, foi feita uma análise econômica com valores reais referentes aos modelos de estruturas de contenção, onde foi feita uma comparação de custos, e por fim mostrando qual das estruturas seria economicamente mais vantajosa gerando a segurança necessária para o local. Neste estudo de caso, a opção que se tornou mais vantajosa para este terreno foi a estrutura da parede de blocos armados, mas ainda tendo a opção do muro de concreto armado. Palavras-chave: Estrutura de contenção. Muro de concreto armado, Muro de bloco armado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3341
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC PÓS BANCA (1).pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.