Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3380
Título: ANÁLISE DE FERRAMENTAS LIVRES PARA RECUPERAÇÃO DE DADOS
Autores: HENRIQUE DE OLIVEIRA SILVA, RAIMYSSON
Data: 30-Dez-2019
Editora: Com os avanços tecnológicos, estão surgindo pessoas mal-intencionadas, que querem apossar de informações sigilosas, realizando procedimentos para roubar essas informações, para a segurar de que sejam encontrados os respectivos autores dos fatos ocorridos, os peritos forense que utilizam um conjunto de técnicas, procedimentos e conhecimentos científicos para coletar, extrair, analisar e apresentar evidências que possam ser utilizadas para julgar o autor. Sendo essencialmente a busca minuciosa com base em determinados eventos para uma investigação criminal. Durante as investigações o especialista realiza diversos exames forenses e dentre os mais requisitados destes são os realizados em dispositivos de armazenamento de dados onde uma das técnicas utilizadas nestes é a recuperação de dados. Existem várias ferramentas forenses de licença gratuita para recuperação de dados, portanto este trabalho analisou duas dessas ferramentas, concluindo qual das ferramentas foi mais eficiente no método de recuperação dos arquivos, levando em consideração o tempo de execução e a quantidade de arquivos recuperados, as ferramentas analisadas foram Foremost e Photorec. Com base nos resultados obtidos após a realização dos testes pode-se chegar à conclusão que a ferramenta Photorec apresentou um melhor desempenho perante os requisitos analisados, também foi analisado os resultados para determinar qual sistema operacional obteve os melhores resultados chegando à conclusão que o caine apresentou os melhores resultados. Palavras-chave: Computação Forense. Recuperação de Arquivos e Análise de Dados.
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Ciência da Computação das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação. Área de concentração: Computação Forense Orientador (a): Msc Fabrícia Pires Souza DOCTUM/CARATINGA 2019
Resumo: Com os avanços tecnológicos, estão surgindo pessoas mal-intencionadas, que querem apossar de informações sigilosas, realizando procedimentos para roubar essas informações, para a segurar de que sejam encontrados os respectivos autores dos fatos ocorridos, os peritos forense que utilizam um conjunto de técnicas, procedimentos e conhecimentos científicos para coletar, extrair, analisar e apresentar evidências que possam ser utilizadas para julgar o autor. Sendo essencialmente a busca minuciosa com base em determinados eventos para uma investigação criminal. Durante as investigações o especialista realiza diversos exames forenses e dentre os mais requisitados destes são os realizados em dispositivos de armazenamento de dados onde uma das técnicas utilizadas nestes é a recuperação de dados. Existem várias ferramentas forenses de licença gratuita para recuperação de dados, portanto este trabalho analisou duas dessas ferramentas, concluindo qual das ferramentas foi mais eficiente no método de recuperação dos arquivos, levando em consideração o tempo de execução e a quantidade de arquivos recuperados, as ferramentas analisadas foram Foremost e Photorec. Com base nos resultados obtidos após a realização dos testes pode-se chegar à conclusão que a ferramenta Photorec apresentou um melhor desempenho perante os requisitos analisados, também foi analisado os resultados para determinar qual sistema operacional obteve os melhores resultados chegando à conclusão que o caine apresentou os melhores resultados. Palavras-chave: Computação Forense. Recuperação de Arquivos e Análise de Dados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3380
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II - FINAL (RAIMYSSON).pdf3.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.