Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3493
Título: ULTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM EDIFICAÇÕES COM PATOLOGIAS DE UMIDADE: ESTUDO DE CASO EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE CARATINGA-MG CARATINGA 2019
Autores: SILVA, EMÍLIA FERREIRA DA
SILVA, SIMONE MARIA SILVEIRA E
Data: 31-Dez-2018
Editora: A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, porém na maioria das vezes vem sendo postergada com intuito de conter custos, resultando em patologias por falta de impermeabilização. Cabe destacar que todos seus benefícios para a saúde pública e a redução de custo na recuperação das obras de construção civil tem sido enfoque neste momento. Devido à falta de conhecimento do produto e formas incorretas de aplicação, a presença de patologias na obra acaba se manifestando e ficando em evidência na obra, gerando um grande prejuízo e transtorno ao proprietário. Toda e qualquer obra, deve ser impermeabilizada de forma correta, seguindo as normatizações de impermeabilização existentes, devendo assim, constar em qualquer projeto de construção, todas as áreas que deveriam ser impermeabilizadas. Desta forma seria possível projetar um plano de ação correto para tal finalidade. Este trabalho tem como objetivo apontar patologias causadas por falhas na execução de impermeabilização, com sugestões de correções e indicações de como prevenir tais patologias. Para melhor elucidação sobre o assunto, inicialmente foi feito um levantamento dos principais tipos de materiais usados no processo de impermeabilização, suas técnicas de uso e os principais cuidados na utilização. Foi realizado um estudo de caso, no qual, embasado nas pesquisas feitas por meio da revisão bibliográfica, constatou-se que devido à falta de impermeabilização correta e a falta de projeto, não foi possível evitar as patologias presentes no local. Palavras-chave: Sistema de impermeabilização, patologias, correção.
Resumo: A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, porém na maioria das vezes vem sendo postergada com intuito de conter custos, resultando em patologias por falta de impermeabilização. Cabe destacar que todos seus benefícios para a saúde pública e a redução de custo na recuperação das obras de construção civil tem sido enfoque neste momento. Devido à falta de conhecimento do produto e formas incorretas de aplicação, a presença de patologias na obra acaba se manifestando e ficando em evidência na obra, gerando um grande prejuízo e transtorno ao proprietário. Toda e qualquer obra, deve ser impermeabilizada de forma correta, seguindo as normatizações de impermeabilização existentes, devendo assim, constar em qualquer projeto de construção, todas as áreas que deveriam ser impermeabilizadas. Desta forma seria possível projetar um plano de ação correto para tal finalidade. Este trabalho tem como objetivo apontar patologias causadas por falhas na execução de impermeabilização, com sugestões de correções e indicações de como prevenir tais patologias. Para melhor elucidação sobre o assunto, inicialmente foi feito um levantamento dos principais tipos de materiais usados no processo de impermeabilização, suas técnicas de uso e os principais cuidados na utilização. Foi realizado um estudo de caso, no qual, embasado nas pesquisas feitas por meio da revisão bibliográfica, constatou-se que devido à falta de impermeabilização correta e a falta de projeto, não foi possível evitar as patologias presentes no local. Palavras-chave: Sistema de impermeabilização, patologias, correção.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3493
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EMÍLIA - SOMINE TCC.pdf1.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.