Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3601
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Eliane Vita dos Santos de-
dc.contributor.authorMarinho, Gabriella Augusto-
dc.date.accessioned2021-05-04T17:12:27Z-
dc.date.available2021-05-04T17:12:27Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationProfessora Orientadora: Lilian Pereira Menengucipt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3601-
dc.descriptionA finalidade deste artigo é trazer discussões sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como apontar os desafios enfrentados pelos professores na prática avaliativa de crianças pequenas ao tentarem se desprender de métodos tradicionais de ensino, que não priorizam a construção do conhecimento dessas crianças no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de questionário com perguntas abertas, com o intuito de analisar como se dá a avaliação na Educação Infantil na percepção de profissionais que nela atuam. Cinco profissionais, entre professoras e pedagogas, que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória, participaram do estudo. Além disso, a pesquisa também contou com análise de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e outros. Autores como Cipriano Carlos Luckesi (2011), Jussara Maria Lerch Hoffmann (1998; 2003; 2004; 2013) e Regina Célia Cazaux Haydt (2008), fundamentam o trabalho. O estudo aponta para a necessidade da avaliação, enquanto ferramenta processual e permanente, ser concebida como possibilidade de diagnóstico, tanto da criança quanto do trabalho docente, com o objetivo de subsidiar a mediação pedagógica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAvaliação. Práticapt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre os desafios da prática docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL uma reflexão sobre os desafios da prática docente.pdf183.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.