Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/3601
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sá, Eliane Vita dos Santos de | - |
dc.contributor.author | Marinho, Gabriella Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T17:12:27Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04T17:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3601 | - |
dc.description | A finalidade deste artigo é trazer discussões sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como apontar os desafios enfrentados pelos professores na prática avaliativa de crianças pequenas ao tentarem se desprender de métodos tradicionais de ensino, que não priorizam a construção do conhecimento dessas crianças no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de questionário com perguntas abertas, com o intuito de analisar como se dá a avaliação na Educação Infantil na percepção de profissionais que nela atuam. Cinco profissionais, entre professoras e pedagogas, que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória, participaram do estudo. Além disso, a pesquisa também contou com análise de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e outros. Autores como Cipriano Carlos Luckesi (2011), Jussara Maria Lerch Hoffmann (1998; 2003; 2004; 2013) e Regina Célia Cazaux Haydt (2008), fundamentam o trabalho. O estudo aponta para a necessidade da avaliação, enquanto ferramenta processual e permanente, ser concebida como possibilidade de diagnóstico, tanto da criança quanto do trabalho docente, com o objetivo de subsidiar a mediação pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação. Prática | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre os desafios da prática docente | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL uma reflexão sobre os desafios da prática docente.pdf | 183.42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.