Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/3603
Título: | O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
Autores: | Souza, Cibelly Cruz de Freza, Hadassa Ferreira Santos Gabrecht, Raquel De Souza Cardoso |
Palavras-chave: | Processo Alfabetização Linguagem Escrita Educação Infantil |
Data: | 18-Dez-2020 |
Citação: | Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci |
Descrição: | Este artigo, que resulta de um Estudo de Caso, tem por finalidade compreender o processo de apropriação e desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil. Para isso, durante um semestre, acompanhou uma criança matriculada num Centro de Educação Infantil, da rede privada de ensino, no município de Serra. O Estudo de Caso apresenta, em ordem cronológica, os avanços da escrita da aluna, sujeito da pesquisa. Teoricamente, o texto se sustenta nas contribuições de Ferreiro e Teberosky, Costa e Gontijo. A partir dessas autoras, os dados são apresentados e analisados. Cada seção do texto traz particularidades que contribuem para a compreensão do tema, tanto quanto do processo de desenvolvimento da linguagem escrita percorrido pela criança. Conclui que o processo de apropriação e desenvolvimento da linguagem escrita pela criança, precisa respeitar as características de aprendizagem e, por isso, demanda intervenção pedagógica capaz de potencializar as habilidades desse sujeito. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3603 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO DE CASO.pdf | 587.1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.