Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/3605
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Jociane Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-05T13:00:48Z | - |
dc.date.available | 2021-05-05T13:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3605 | - |
dc.description | O presente artigo abordou, ainda que brevemente, bibliografias que trazem luz a compreensão dos contextos históricos, sociais, ideológicos e políticos e/ou educacionais, em que se solidificaram as bases e alicerces do racismo no Brasil. A partir da elucidação desses fenômenos, trilhou-se um caminho de investigação literária e de indicadores sociais que ajudaram a compreender o alto índice de evasão e mesmo de reprovação escolar de crianças negras na rede pública de ensino, bem como, menor desempenho escolar em relação a crianças não negras. E por fim, buscou-se identificar possibilidades de atuação do professor como intermediador no processo de desconstrução estigmas racistas e sentimentos autodepreciativos, como práticas pedagógicas positivas com vistas a ensinar que a diferença e diversidade são enriquecedoras e não sinônimo de desigualdades. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.title | ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO.pdf | 181.74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.