Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3605
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dc.contributor.authorMartins, Jociane Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-05T13:00:48Z-
dc.date.available2021-05-05T13:00:48Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationProfessora Orientadora: Lilian Pereira Menengucipt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3605-
dc.descriptionO presente artigo abordou, ainda que brevemente, bibliografias que trazem luz a compreensão dos contextos históricos, sociais, ideológicos e políticos e/ou educacionais, em que se solidificaram as bases e alicerces do racismo no Brasil. A partir da elucidação desses fenômenos, trilhou-se um caminho de investigação literária e de indicadores sociais que ajudaram a compreender o alto índice de evasão e mesmo de reprovação escolar de crianças negras na rede pública de ensino, bem como, menor desempenho escolar em relação a crianças não negras. E por fim, buscou-se identificar possibilidades de atuação do professor como intermediador no processo de desconstrução estigmas racistas e sentimentos autodepreciativos, como práticas pedagógicas positivas com vistas a ensinar que a diferença e diversidade são enriquecedoras e não sinônimo de desigualdades.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.titleESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃOpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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