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Título: O PROTAGONISMO COMO PRINCÍPIO FAVORECEDOR NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autores: Batista, Bruna Dayane Valadares
Sampaio, Karine Christina Corrente
Palavras-chave: Protagonismo
Educação Infantil
Infância
Data: 18-Dez-2020
Citação: Professora Orientadora: Vasti Gonçalves de Paula
Resumo: This article aims to discuss and analyze protagonism as a principle that favors learning and development in early childhood education. The guiding problem of the study is based on the actions that teachers must take in the school context, for the child to manifest the protagonism. The research is of a qualitative nature. This type of research is one of the most used in the area of social sciences in which it studies the social aspects that guide human life. The data were collected in institutional documents that guide the work with / for child protagonism and through questionnaires, via Google docs to professionals working in early childhood education in public and private schools in the city of Vitória / ES. The main authors with whom we established a dialogue were Malaguizzi (1999), Fillipini (2009) and Sarmento (2003). Among the results of the study, we highlight that the teaching work focused on child protagonism favors the development of the child in the classroom, revealing learning and development
Descrição: Este artigo tem como objetivo discutir e analisar o protagonismo como princípio favorecedor à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação da primeira infância. O problema norteador do estudo se pauta nas ações que os docentes devem ter no contexto escolar, para que a criança manifeste o protagonismo. A pesquisa é de natureza qualitativa. Esse tipo de pesquisa é umas das mais utilizadas na área de ciências sociais na qual estuda os aspectos sociais que norteiam a vida humana. Os dados foram coletados em documentos institucionais que norteiam o trabalho com/para o protagonismo infantil e por meio de questionários, via Google docs a profissionais que atuam na educação infantil da rede pública e privada do município de Vitória/ES. Os principais autores com os quais estabelecemos diálogo foram, Malaguizzi (1999), Fillipini (2009) e Sarmento (2003). Dentre os resultados do estudo, destacamos que o trabalho docente voltado ao protagonismo infantil favorece o desenvolvimento da criança em sala de aula, revelando aprendizagens e desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3607
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