Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/3860
Título: | ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE |
Autores: | SOARES, DENISE GALDINO DE SOUZA VALADARES, PATRÍCIA GONÇALVES CARAPETO, SUELENA MARIA DE OLIVEIRA |
Palavras-chave: | Ensino Híbrido Metodologias Ativas Tecnologia |
Data: | 10-Dez-2021 |
Citação: | Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas Doctum de Serra, como requisito parcial para aprovação na disciplina de TCC II, orientado pela Profª. Drª. Vasti de Paula Gonçalves |
Resumo: | The objective of this work presented is to identify the main challenges and possibilities of the contemporary teaching praxis, from the perspective of the Hybrid Teaching proposal. This research is exploratory, with a field and bibliographic research. The field research was realized in a private school with teachers who work in Elementary and High School and the bibliographical research considered the works of the following authors: Lilian Bacich; Adolfo Tanzi Neto; Fernando de Melo Trevisani; José Moran; Jonathan Bergmann and Aaron Sams. The data analysis is presented in a qualitative way and a questionnaire via Google Forms for teachers in the Final Years of Elementary and High School was used for gathering of data. The research allowed us to analyze how schools have adapted to the new model of Hybrid Teaching, as well as to identify the integration of technologies to the pedagogical practice in the daily lives of teachers, despite the difficulties in operationalizing the different digital tools. |
Descrição: | O objetivo do presente trabalho é identificar os principais desafios e possibilidades da práxis docente na contemporaneidade, sob a perspectiva da proposta do Ensino Híbrido. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória, com pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola privada com professores que atuam no Ensino Fundamental e Médio e a pesquisa bibliográfica considerou as obras dos seguintes autores: Lilian Bacich; Adolfo Tanzi Neto; Fernando de Melo Trevisani; José Moran; Jonathan Bergmann e Aaron Sams. A análise dos dados se apresenta de forma qualitativa e foi utilizado para coleta de dados, um questionário via Google Forms para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A pesquisa nos permitiu analisar como as escolas têm se adaptado ao novo modelo de Ensino Híbrido, assim como identificar a integração das tecnologias à prática pedagógica no cotidiano dos professores, embora se registre as dificuldades em operacionalizar as diferentes ferramentas digitais. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3860 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO HÍBRIDO.pdf | 218.04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.