Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3861
Título: A LEITURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Autores: Trabach, Viviane Florencio
Palavras-chave: Formação de leitores
Alfabetização
Leitura
Data: 10-Dez-2021
Citação: Professor Orientador: Philippe Drumond Vilas Boas Tavares
Resumo: This work aims to understand the formation of readers within the literacy process in the school environment. This is a qualitative bibliographic research that dialogues with questions about literacy, teaching activities and official documents that guide the formation of these readers throughout the literacy process. Thus, it understands that the formation of readers occurs throughout the process of teaching and learning in different areas of knowledge, and especially in the acquisition and appropriation of reading and writing, inserting the student in the literate world, which goes beyond decoding codes. In this research, the Common National Curriculum Base is analyzed as a guiding document on knowledge and skills that are related to the formation of readers. As a basis for dialogue and theoretical foundation, we present authors such as Mortatti (2000,2010), Soares (2003, 2004), Gontijo (2008). We finished the work by identifying the importance of reinterpreting reading practices in the training of student-readers.
Descrição: Este trabalho se propõe a compreender a formação de leitores dentro do processo de alfabetização no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que dialoga com questões sobre a alfabetização, atuação docente e os documentos oficiais que orientam a formação desses leitores ao longo do processo de alfabetização. Desse modo, compreende que a formação de leitores ocorre em todo o processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, e principalmente na aquisição e apropriação da leitura e escrita, inserindo o aluno no mundo letrado, que vai além de decodificar códigos. Nesta pesquisa, a Base Nacional Comum Curricular é analisada como um documento orientador sobre os conhecimentos e as habilidades que estão relacionadas a formação de leitores. Como base para o diálogo e fundamentação teórica apresentamos autores como Mortatti (2000,2010), Soares (2003, 2004), Gontijo (2008). Finalizamos o trabalho identificando a importância da ressignificação das práticas de leitura na formação de alunos-leitores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3861
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