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Título: Recomposição de Taludes em faixas de dutos: Estudo de caso da Transpetro
Autores: Leite, Daniel Clemente
Silva, Wellington Coutinho da
Palavras-chave: Erosão
Recomposição
Data: Dez-2021
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Orientador(a): Wellington Coutinho da Silva
Resumo: A expansão dos sistemas dutoviários possibilitou maior fluidez e escoamento da produção dos mais diversos produtos, principalmente em países de grandes extensões territoriais como o Brasil. Apesar de fornecer maior segurança e benefícios econômicos, estes sistemas estão expostos a riscos que podem comprometer significativamente a integridade dos dutos. O monitoramento e gerenciamento de riscos se apresentas como ferramentas importantes para eficiência e longevidade desses sistemas e mitigação de eventuais impactos. O presente trabalho abordou um estudo de caso, em uma faixa de dutos da empresa Transpetro, realizado pela empresa Vectra Engenharia em 2015. Foram analisados documentos referentes a obras de contenção em dois trechos no estado de Minas Gerais, sendo a primeira no km150+000, no Rio Paraibuna e a outra no km356+600 na região de Betim. Em ambos os trechos, a faixa de dutos expostos trata-se de uma importante ligação entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por onde passam dutos como Orbel I e II e Gasbel I e II. Foram analisadas as metodologias adotadas para estabilização e recomposição de taludes em faixas de dutos. Observou-se divergências dos projetos base com os projetos executados, divergências relacionadas a batimetria, pluviosidade e dimensionamento, além da realocação de recursos em diversos momentos. A obra do km150+000 apresentou maior complexidade, visto que além das alterações no projeto inicial e das condições climáticas, as licenças necessárias não foram autorizadas, demandando mais recursos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3865
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

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