Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3917
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMOUTINHO, ERICA COSTA-
dc.contributor.authorTavares., Prof. MSc Philippe Drumond Vilas Boas-
dc.date.accessioned2022-05-12T13:56:52Z-
dc.date.available2022-05-12T13:56:52Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationArtigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC IIpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3917-
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de causas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduo por toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no ambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico de TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sido encontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temática interdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e na Psicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se deparar com dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação e a patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e um olhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades, estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas, oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre a autonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e no desenvolvimento integral do aluno.pt_BR
dc.subjectEducação. Professor. Patologização da Infância. Medicalização. Estratégias de Ensinopt_BR
dc.titleTRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)pt_BR
dc.title.alternativePERSPECTIVAS PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
11-12 TCC - Artigo TDAH - Pedagogia.pdf242.54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.