Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3922
Título: ANÁLISE DOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS E BALANÇO ENTRE DEMANDA E OFERTA DO RECURSO HÍDRICO DA CIDADE DE PADRE PARAÍSO - MG
Autores: SANTOS, LAIZA LUIZ DOS
Oliveira., Orientadora: Nínive Bastos
Palavras-chave: Índices Pluviométricos, Demanda Hídrica, Oferta de Água e Modelo Estatístico.
Data: 28-Nov-2015
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária, Área de Concentração: Gestão de Recursos Hídricos.
Resumo: A água é um dos recursos naturais mais importantes do Planeta, pois ela aparece como elemento limitado e insubstituível à manutenção da vida na Terra. Contudo, a utilização cada vez maior desse recurso tem resultado em problemas e até conflitos, não só de carência dos mesmos, como também de degradação de sua qualidade e redução da quantidade. Torna-se assim, indispensável à utilização de modelos hidrológicos com o intuito de conhecer a disponibilidade hídricas local e fazer previsões quanto aos recursos hídricos. Este trabalho teve como objetivo analisar o balanço entre oferta e demanda do recurso hídrico da cidade de Padre Paraíso - MG, verificando mudanças na distribuição pluvial no decorrer dos anos. Para alcançar os objetivos, se fez uma estimativa populacional e de demanda do recurso hídrico para os próximos 10 anos. Para a análise estatística foi utilizado o software R 2.8.1 para Windows que é um programa estatístico baseado em S, tornando-se possível ler e realizar operações sobre os dados, conduzir análises estatísticas e dispor os resultados além de experimentar e implementar novos algoritmos. A análise foi realizada em 3 fases: descritiva, preliminar e de ajustamento. Tem-se como resultados que no ano de 2025 a cidade terá uma população estimada de 20.971 habitantes e necessitará de uma demanda hídrica de 25,82 L.s -1 . O modelo adotado, revelou que a partir dos testes realizados, existem motivos para acreditar que a amostra provém de uma Distribuição de Gumbel.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3922
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tcc.pdf908.47 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.