Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3923
Título: PROPOSTA DE GESTÃO AMBIENTAL BASEADA EM PRINCÍPIOS DA ISO 14001 NO INSTITUTO ENSINAR BRASIL, FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI MG
Autores: SILVA, MARRAYANE ALVES DA
GUEDES, THIAGO HÉLIO DE SOUZA
Freitas., Orientador: Prof. Vitória Irma G. L. de F.
Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental; Desempenho Ambiental; Diagnostico Ambiental; Instituição de Ensino Superior.
Data: 28-Nov-2015
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Área de Concentração: Sistema de Gestão Ambiental.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de gestão ambiental para o Instituto Ensinar Brasil, Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni. Inicialmente apresenta-se a necessidade de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), verificando seu desempenho ambiental a partir da visão da alta administração. Após a realização de um diagnostico ambiental, com auxilio de checklist, foram propostas medidas para utilização mais sustentável de recursos, como papel, energia elétrica e água, apresentando em seguida seus benefícios econômicos, ambientais e sociais de se implantar um SGA. Através de cálculos matemáticos constatou-se a eficiência na substituição de equipamentos elétricos como, lâmpadas e interruptores, proporcionando uma economia financeira significativa. Além disso, por fim a instituição de ensino superior (IES), futuramente poderá buscar uma certificação ISO 14001 obtendo mais um diferencial dentro de sua rede de instituições.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3923
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.