Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3931
Título: VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA MICRO USINA FOTOVOLTAICA A PARTIR DA ANÁLISE DA DEMANDA CONTRATADA DE UM HIPERMERCADO DE TEÓFILO OTONI-MG
Autores: LAGES, JANYNY RAMOS
Yolanda, Orientador Prof (a). Keytiane
Palavras-chave: Usina Fotovoltaica. Geração distribuída. Demanda contratada de energia elétrica.
Data: 5-Dez-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Elétrica. Área de Concentração: Energias Renováveis.
Resumo: Com o aumento da população, necessidade de maior demanda de energia elétrica e preocupação com impactos ambientais, houve um incentivo na diversificação da matriz energética geradora nacional. Por meio da Resolução Normativa 482/2012 publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL foram estabelecidas condições gerais de acesso aos sistemas de distribuição de energia elétrica, incentivando a diversificação da matriz energética e geração distribuída de energia pelo cliente. Esse projeto analisou a demanda contratada de um hipermercado em Teófilo Otoni - MG para verificar a viabilidade econômica de instalação de uma micro usina fotovoltaica, considerando o cenário econômico e conformidade com a legislação vigente que regulamenta o setor. Para compreensão e entendimento do objeto de estudo, foi realizado uma análise sobre o meio atual de contratação e utilização de energia elétrica junto à concessionária e a possibilidade de utilização de uma micro usina solar ongrid em substituição ao meio atual. Foram analisadas as faturas do consumo energético do estabelecimento, realizados cálculos para atendimento de demanda e obtidos orçamentos de empresas atuantes no mercado de usinas fotovoltaicas. Mediante análise financeira e técnica específica para o local analisado e com base no dimensionamento da área disponível para instalação dos equipamentos, identificou-se a viabilidade da implantação de uma usina fotovoltaica para o estabelecimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3931
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC PRETEXTUAL.pdf177.06 kBAdobe PDFVer/Abrir
TCC FINAL JANYNY.pdf9.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.