Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3944
Título: FRAUDE NA CONTABILIDADE:
Outros títulos: UMA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA FALTA DE ÉTICA CONTÁBIL NA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL
Autores: RODRIGUES, Jheni Renata da Silva
Freitas., Nathany Colen de
Fernandes, Prof. Eliane
Palavras-chave: Crise econômica; Ética; Economia; Profissional contabilista.
Data: 26-Jun-2017
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Área de concentração: Contabilidade Pública.
Resumo: A ética profissional é algo de extremo valor na execução de deveres e obrigações de qualquer profissional, no exercício da profissão contábil não é diferente, pois busca-se que o contador desempenhe suas funções observando os princípios contábeis. Sendo assim a monografia elaborada tem como objetivo principal levantar uma reflexão a respeito da atuação ética de um profissional contábil e como o seu trabalho pode ter grandes consequências em um país. Além de apresentar o estudo da ética, o seu papel e sua importância no exercício da Profissão de Contabilista, tal como a importância da mesma para a sociedade, em especial nos meios empresarias e políticos. Foram analisados e pesquisados conceitos, importância e aplicação da ética na classe contábil, além de buscas quanto a participação de contadores na Lava-Jato, que foi um dos maiores casos de corrupção no país, o que contribuiu para a atual situação econômica do Brasil. A metodologia utilizada valeu-se de pesquisa bibliográfica em literatura específica contida em livros, artigos, monografias, revistas e sites sobre o tema. Pelo estudo verificou-se que é preciso que o profissional de contabilidade exerça uma conduta ética, sem perder sua autonomia para trabalhar, já que a atividade do contabilista é a prestação de serviços, o fornecimento de informações e avaliações de natureza física, econômica e financeira. Contudo pode-se abordar que o descumprimento à normas e a falta de conduta ética fez com que alguns contadores fossem subornados a ponto de praticar atos ilícitos e que consequentemente poderiam contribuir para a atual crise econômica do país.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3944
Aparece nas colecções:GERENCIAIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FRAUDE NA CONTABILIDADE UMA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA FALTA DE ÉTICA CONTÁBIL NA CRISE ECONÔ.pdf778.26 kBAdobe PDFVer/Abrir
Folha de Aprovação.pdf333.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.