Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3953
Título: PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE JUDICIÁRIO - PAI-PJ DE TEÓFILO OTONI (MG):
Outros títulos: ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS REGIONAIS E ESTADUAIS
Autores: SOUZA, AMANDA COELHO DE
FRANCA, JOSEANE GUSMÃO
Silva., Prof. Msc. Marcus Macedo da
Palavras-chave: Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário. Portador de sofrimento mental. Louco infrator. Periculosidade.
Data: 9-Jul-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Jurídica e Saúde Mental.
Resumo: O PAI-PJ é um programa que acompanha os portadores de sofrimento mental que entram em conflito com a lei. Presente no Estado de Minas Gerais é um órgão auxiliar dos juízes de varas criminais que procuram estudar a singularidade de cada caso para promover junto à rede assistencial o seu tratamento. Com isso o programa subsidia a autoridade judicial com os elementos necessários para que ela possa decidir no transcurso processual de acordo com a individualização de cada caso. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de implantação e desenvolvimento do programa em Teófilo Otoni/MG, através de uma pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados e relacionados numa perspectiva regional e estadual, apontando as possíveis contribuições do programa na região. Diante da análise dos resultados obtidos foram identificadas dificuldades quanto ao funcionamento do programa a partir da necessidade de uma maior articulação com outros serviços auxiliares. Porém nota-se de maneira geral que o programa atua efetivamente de forma substitutiva à modelos de segregação, buscando ampliar e desenvolver novos olhares singulares sobre um sujeito que em estado de sofrimento mental veio a cometer um delito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3953
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CD PAI-PJ.docx124.3 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
CD PAI-PJ.pdf553.72 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.